Isabella Queiroga

Novo medicamento possibilitará maior comodidade
para o tratamento de doenças da retina

Nos últimos anos, o tratamento de algumas das doenças mais frequentes da retina, como a retinopatia diabética (RD) e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), sofreu grande avanço com as drogas de ação antiangiogênica utilizadas por via intravítrea. Com a utilização desses medicamentos, passou a ser possível, por exemplo, melhorar a visão no caso do edema macular diabético, e manter ou, mesmo, em algumas situações, obter algum ganho visual na DMRI. Apesar do indiscutível progresso, o alto custo envolvido no tratamento e a necessidade de reavaliações e de injeções mensais representam, ainda, um desafio a ser vencido.
Recentemente, foi aprovado novo fármaco de ação antiangiogênica capaz de alcançar concentrações terapêuticas na retina por um maior intervalo de tempo, permitindo, assim, tratamento mais cômodo, com uma menor frequência de injeções intraoculares.
O novo medicamento, brolucizumab, já está comercialmente disponível nos Estados Unidos e em alguns países da Europa e, no Brasil, aguarda liberação da Anvisa. Confira a publicação sobre os estudos clínicos que provaram a segurança e a eficácia da nova droga.

Confira o artigo científico clicando no arquivo abaixo:

Para mais informações, entre em contato com a Dra. Isabella Queiroga.